Ecommerce B2B
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3 de abr. de 2023
Escrito por:
Roberto Alves
Compras em 2023: Descubra as tendências no comportamento do consumidor atual
Compras em 2023: Descubra as tendências no comportamento do consumidor atual


A era digital tem transformado o comportamento do consumidor de todas as idades.
Uma pesquisa recente da GS1 Brasil, destaca o crescimento dos marketplaces e sites de comparação de preços no país.
Desse modo, de acordo com a pesquisa, 47,8% dos entrevistados recorrem a marketplaces, enquanto 47,1% optam por portais de comparação de preços e quase 44% preferem aplicativos de compras no smartphone.
Como assim sair de casa para comprar?
Em resumo, os itens mais procurados nas compras online de acordo com a pesquisa, são: celulares, acessórios e computadores.
Em 2020, 38% dos consumidores compravam esses produtos pela internet, e esse número aumentou para quase 43% em 2022.
Aqui percebemos uma forte influência do período pandêmico e que mudou para sempre o jeito de consumir do homem moderno. Se você foi um dos influenciados, possivelmente tem aproveitado os seus “recebidos pagos”.
Outro segmento que apresentou crescimento expressivo foi o de roupas e calçados, com um aumento de 19,8% em 2020 para 29,9% em 2022.
Mas e o consumidor raiz?
Nas compras presenciais, a experiência do consumidor é um fator determinante.
Atualmente, mais da metade (51,8%) dos entrevistados preferem provar os produtos antes de comprá-los, enquanto 49,7% buscam atendimento pessoal e 47,9% querem preços equivalentes aos encontrados online.
Ou seja, mesmo que você saia da sua casa para viver essa experiência buscando “segurança” na sua compra, a influência do online ainda é muito presente.
E não é só isso. A opinião de outros consumidores tem grande influência na decisão de compra, mais de 74% dos consumidores se baseiam em comentários para realizarem a compra final.
Você incentiva e valoriza os comentários dos seus usuários? Saiba que é um dos fatores chaves para promover mais vendas em seu negócio.
Você disse… Influencer?
Já deve ter passado pelos seus planos contratar aquele ou aquela influencer da sua cidade. Só para exemplificar, 56% do público que compra presencial, leva em consideração a opinião de especialistas nas redes sociais.
Sobretudo porque, o consumidor moderno valoriza muito a identificação clara do produto.
Como vivíamos antes do Pix?
Em relação às formas de pagamento, o Pix se consolida como a opção favorita para 96% dos brasileiros, seguido por cartões de débito e crédito (54%), dinheiro em espécie e aproximação (32%) e boletos bancários (18%).
Os cheques ainda são utilizados por 6% dos entrevistados. (Sim, você não leu errado!)
Zydon B2B
Tenha um portal para oferecer autonomia e facilidade em diversos processos com seus clientes e seu time comercial. A parte cansativa do B2B, fica com a ferramenta, enquanto sua equipe comercial foca no que faz de melhor. Com um ecommerce B2B, seu catálogo esta disponível 24 horas por dia, ofereça autonomia para seu cliente comprar da seus produtos a qualquer momento, através de experiências customizadas. Só não usa quem não quer aumentar as vendas da empresa.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.
A era digital tem transformado o comportamento do consumidor de todas as idades.
Uma pesquisa recente da GS1 Brasil, destaca o crescimento dos marketplaces e sites de comparação de preços no país.
Desse modo, de acordo com a pesquisa, 47,8% dos entrevistados recorrem a marketplaces, enquanto 47,1% optam por portais de comparação de preços e quase 44% preferem aplicativos de compras no smartphone.
Como assim sair de casa para comprar?
Em resumo, os itens mais procurados nas compras online de acordo com a pesquisa, são: celulares, acessórios e computadores.
Em 2020, 38% dos consumidores compravam esses produtos pela internet, e esse número aumentou para quase 43% em 2022.
Aqui percebemos uma forte influência do período pandêmico e que mudou para sempre o jeito de consumir do homem moderno. Se você foi um dos influenciados, possivelmente tem aproveitado os seus “recebidos pagos”.
Outro segmento que apresentou crescimento expressivo foi o de roupas e calçados, com um aumento de 19,8% em 2020 para 29,9% em 2022.
Mas e o consumidor raiz?
Nas compras presenciais, a experiência do consumidor é um fator determinante.
Atualmente, mais da metade (51,8%) dos entrevistados preferem provar os produtos antes de comprá-los, enquanto 49,7% buscam atendimento pessoal e 47,9% querem preços equivalentes aos encontrados online.
Ou seja, mesmo que você saia da sua casa para viver essa experiência buscando “segurança” na sua compra, a influência do online ainda é muito presente.
E não é só isso. A opinião de outros consumidores tem grande influência na decisão de compra, mais de 74% dos consumidores se baseiam em comentários para realizarem a compra final.
Você incentiva e valoriza os comentários dos seus usuários? Saiba que é um dos fatores chaves para promover mais vendas em seu negócio.
Você disse… Influencer?
Já deve ter passado pelos seus planos contratar aquele ou aquela influencer da sua cidade. Só para exemplificar, 56% do público que compra presencial, leva em consideração a opinião de especialistas nas redes sociais.
Sobretudo porque, o consumidor moderno valoriza muito a identificação clara do produto.
Como vivíamos antes do Pix?
Em relação às formas de pagamento, o Pix se consolida como a opção favorita para 96% dos brasileiros, seguido por cartões de débito e crédito (54%), dinheiro em espécie e aproximação (32%) e boletos bancários (18%).
Os cheques ainda são utilizados por 6% dos entrevistados. (Sim, você não leu errado!)
Zydon B2B
Tenha um portal para oferecer autonomia e facilidade em diversos processos com seus clientes e seu time comercial. A parte cansativa do B2B, fica com a ferramenta, enquanto sua equipe comercial foca no que faz de melhor. Com um ecommerce B2B, seu catálogo esta disponível 24 horas por dia, ofereça autonomia para seu cliente comprar da seus produtos a qualquer momento, através de experiências customizadas. Só não usa quem não quer aumentar as vendas da empresa.
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Escrito por:
Roberto Alves